terça-feira, dezembro 17, 2013

RatCine: Resenha - O Hobbit - A desolação de Smaug

OBS: Esta é uma crítica de uma fã tanto dos livros quanto dos filmes e pode estar carregada de ideias apaixonadas. 

Se em O Hobbit - Uma jornada inesperada Peter Jackson fez uma adaptação com maestria em O Hobbit - A Desolação de Smaug ele provou o quão bom diretor ele é. Sai do cinema de queixo caído, e com uma vontade louca de voltar pra dentro da sala de cinema e rever o filme zilhões de vezes. No entanto, notamos também a forte influência empregada ao filme por ter sido dirigido por um fã.

A necessidade de alongar cenas, de tornar toda a adaptação uma coisa digna de uma trilogia fez com que muitas cenas desnecessárias entrassem na história. Isso, ao meu ver não diminuiu o brilhantismo do que vi no cinema, mas cheguei a conclusão de que foram 3 horas que poderiam ter sido encurtadas, ou simplesmente poderia ter se mantido a ideia original de apenas dois longas.

  

Sobre os personagens o tão aguardado Beor mostrou-se desnecessário, porém eu confesso que fiquei admirada ao ver aquela parte tão importante da narrativa, para mim, ter ido às telas. Legolas e Tauriel, bem como outros personagens foram colocados no filme para agradar aqueles que sentiram a necessidade de um romance ou uma história além da jornada dos anões. Já Thranduil satisfez a falta de um vilão, e na minha opinião bastante preconceituoso e cheio de si. Por sua vez, Gandalf está as voltas com a identidade do Necromante de Dol Guldur e essas cenas me lembraram muito o confronto entre ele e Saruman em O Senhor dos Anéis (se lembram?). Aqui deixo destaque para Bard, esse cara vai dar o que falar!


Martin Freeman mais uma vez mostrou-se um ator brilhante, trouxe Bilbo para as telas e tornou-o quase um ser real. sua atuação está cada vez melhor e mais satisfatória ao meu ver. Há algumas ressalvas e comparações a ser fazer com relação ao Hobbit e Senhor dos Anéis. Por exemplo o fato de que no primeiro Legolas tem olhos azuis cor do céu e no segundo os olhos do mesmo eram castanhos (ok, não precisava ter dito isso, mas me fez rir). Enfim, irrelevante.

Há de se destacar a cena dos barris, bem ao estilo aventureiro da narrativa foi para mim a melhor parte do filme. Alias minto, nada se compara a Smaug. O Dragão mostrou toda sua majestade e crueldade eu ao nem ao menos sei o que falar ou expressar como me senti nas cenas finais dessa jornada. Esperava que Smaug aparecesse apenas para fazer cena, para dizer que algo maior estava por vir e fui maravilhosamente surpreendida e sim, eu fiquei em êxtase.


Por fim, devo lhes dizer que O Hobbit - A Desolação de Smaug apesar de ao meu ver ter sido um filme desnecessário, é algo que ficará marcado para mim como um dos filmes mais épicos e brilhantes que assisti. O que podemos esperar do próximo? Muita ação, aventura e uma nova guerra épica ao estilo da Batalha no abismo de Helm.

7 comentários:

  1. Apesar de achar incrível o mundo que o autor criou eu não consigo gostar dos seus livros e filmes. Assisti alguns, tentei ler outros. Todas as tentativas fracassadas! =/
    Não sabia que o diretor de O Hobbit é um fã dos livros. Imagina o poder que ele deve ter sentido ao dirigir o filme?! hahaha com certeza foi muito emocionante!
    Enfim, a única coisa que me levaria a assisti aos filmes é o mais lindo dos elfos: Legolas *-* haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Não li os livros, não assisti os filmes. Então não sei nem o que dizer, apenas que estou bem curiosa pra conhecer esse mundo. Por conta de um texto influenciador! haha Tem seus lados bons e ruins terem colocados cenas demais, pra quem não curte muito é um tormento. Mas acho que pra quem é fã, mesmo achando desnecessário só soma. Um dia verei os filmes! rs

    ResponderExcluir
  3. Nem li os livros, muito menos os filmes. Nunca tive muita vontade de ler esse livro, ou ver esse filme. Então não posso opinar muita coisa. Mas sinto também dizer que não tenho vontade de ler nem de assistir. kkkk
    Respeito seu carinho, e opinião. E gostei bastante como explicou tudo, sempre muito esclarecedor.

    Bjs,
    Tam

    ResponderExcluir
  4. Não vi o primeiro filme e confesso que não tenho vontade de ver, primeiro eu queria ler o livro mas também não me dá vontade de ler, vou esperar um pouco pra ver no que dá c:

    ResponderExcluir
  5. Não li os livros e nem vi o primeiro filme porque eu nunca me interessei por essa história. Assisti "O senhor dos anéis" por obrigação já que entrei numa aposta de assistir os três filmes em um dia só sem dormir. Hahaha. Foi super chato, mas eu ganhei, pelo menos. E eu fiquei surpresa, porque um amigo classificou o filme como a pior adaptação do ano e aí sim a minha vontade de assistir passou. Mas depois da sua opinião apaixonada, estou pensando em dar uma chance. Mas sem garantias, ok? É o tipo de filme que me entedia facilmente. :c

    ResponderExcluir
  6. Jarolda, eu fiquei animada e até curiosa pra assistir ou ler, mas você me conhece e acho que já falei da birra que criei em relação a trilogia Senhor dos aneis e com isso também levei pra trilogia de O Hobbit. A parte de ter cenas "desnecessárias" é que me deixa esperançosa de um dia ver A Irmandade também cheia de cenas desnecessárias por ser dirigida por um(a) fã. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assisti os filmes, pois tenho vontade de ler os livros antes. É ótimo quando saímos do cinema com essa sensação de querer voltar e assistir tudo de novo, né?!?! Me parece que, mesmo com umas cenas que não são tão importantes assim, as quase três horas passam rapidinho.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário, ele será respondido assim que possível :)